
Quer aprender como aumentar a nota do seu restaurante no ifood com uma estratégia muito usada pelos restaurantes de sucesso na plataforma? Leia este artigo até o final e comece a se destacar em aplicativos delivery's!
Olá meus amigos empreendedores, esse artigo é pra você que da o sangue para atender bem e satisfazer os seus clientes e mesmo assim algumas notas baixas aparecem no seu restaurante.
Oque será que você está fazendo de errado para estar recebendo essas notas baixas? Te daremos a resposta agora, veja!
Melhor atendimento e melhor qualidade e mesmo assim recebo nota baixa no iFood
É meus caros leitores, é duro ter que dizer isso mas é a pura verdade, você NUNCA vai conseguir agradar a todos os seus clientes, você pode ser considerado o rei da gastronomia, o deus dos alimentos, o anjo do sabor e mesmo assim notas ruins vão aparecer, isso é "inevitável"(por enquanto hehe).
Porque recebo nota baixa no iFood?
As notas baixas acontecem por vários e vários motivos, é até difícil tentar listar todos eles aqui, mas nem sempre o motivo é a qualidade do alimento, nem sempre o problema é o sabor, o problema as vezes pode ter sido o seu entregador.
Exatamente isso que você leu, muitos entregadores são mal educados e acabam passando uma imagem ruim do seu restaurante, é claro que isso não se aplica a todos os entregadores, pois muitas vezes o seu restaurante recebe nota alta pelo fato do entregador ser educado e passar uma imagem boa também.
Então o ideal é: Ou você mesmo fazer as entregas ou contratar alguém fixo e de confiança para fazer as entregas para você, dessa forma você pode treiná-lo a como abordar e atender o cliente na hora da entrega, e é isso que você vai aprender no próximo tópico.
*Levando em conta que seu produto é de qualidade e corresponde aos gostos dos seus clientes*
Porque e como treinar meu entregador do iFood?
Pode não parecer mas o seu entregador faz sim toda a diferença na hora de receber a nota no iFood, isso não quer dizer que a nota boa ou ruim depende do entregador, mas ele pode sim muitas vezes influenciar nisso.
Por isso ter entregadores treinados e bem instruídos de como abordar e interagir com seus clientes no ato da entrega é fundamental para aumentar sua nota no iFood.
O treinamento que ele precisa receber é simples e pratico de ser aplicado, não precisa ser nenhum professor de atendimento ao cliente para fazer isso, basta se colocar no lugar do cliente, por exemplo:
Quem não gosta de ser bem tratado por desconhecidos né!? Pensando nisso o seu entregador ao chegar no destino pode dizer:
"- Olá boa noite, tudo bem? Obrigado pela preferencia, aqui está o seu pedido, o sabor é incrível você vai amar"
Essas simples frases podem definir a nota do seu restaurante, mas isso tem que ser treinado para que seja algo espontâneo e não pareça forçado, o tom de voz faz toda diferença, é preciso que você ou o entregador "fale pra fora", seja o mais natural possível. Outra coisa que pode fazer a diferença é pedir para o entregador sempre mostrar o rosto, tirar o capacete na hora de se comunicar com o cliente, isso passa mais confiança.
Faça o teste, uma simulação, peça o seu entregador que lhe faça uma "entrega" e lhe mostre como ele atenderia os seus clientes, e assim, você como "cliente" sabe oque mais te agrada e oque não fica tão legal e começa a fazer as mudanças.
Ah pronto, fizemos tudo, o entregador esta super preparado esta tudo perfeito mas mesmo assim notas baixas ainda aparecem, meu deeeeeus! Calma que a SUPER SACADA vem agora!
Como evitar notas baixas no iFood
Sabemos que o iFood não nos disponibiliza mais o numero do cliente, ou seja, o contato com o cliente ficou mais complicado, praticamente impossível, a não ser que ele entre no 0800 do iFood e o próprio iFood lhe transfira a ligação.
"-Ok mas, oque isso vai influenciar nas notas do meu restaurante cara!?" Ha-ha-ha! Calma que agora você começa a subir a pontuação do seu querido restaurante.
Lembra do treinamento do seu entregador? Então você vai treiná-lo para tentar pegar o numero do WhatsApp desse cliente, você pode pedir para que ele fale o seguinte:
"- Olá bom dia, obrigado pela preferencia e aqui está o seu pedido. Nosso restaurante sempre coloca itens em promoção, e antes de anunciar no iFood, anunciamos primeiro para nossos clientes no WhatsApp, se quiser, podemos te enviar as promoções antecipadas pelo WhatsApp pode ser?"
Esse "Pode ser?" faz muitas pessoas passarem o contato, elas ficam constrangidas em dizer NÃO quando são bem tratadas ha-ha. Caso ela aceite, seu entregador precisa deixar claro que vocês não ficam mandando mensagem que nem loucos, pois isso todos odeiam.
"- Obrigado por passar o contato, as promoções são maravilhosas, e não se preocupe que a gente não fica enviando muitas mensagens não tá!?"
Objetivo 1 completo! Você conseguiu o WhatsApp do cliente, agora você vai conseguir evitar muitas notas baixas no aplicativo, veja como.
O próximo passo é entrar em contato com o cliente mais tarde ou no dia seguinte caso tenha feito a entrega a noite, dizendo o seguinte:
"- Olá bom dia, somos do restaurante "tal" e você fez um pedido com a gente "mais cedo ou ontem" e gostaríamos de receber uma avaliação sua, oque achou do nosso atendimento, comida e oque podemos melhorar e etc..."
É ai que está a SACADA, caso ele não tenha gostado e tenha algo a reclamar, apenas sente e comece a receber as críticas ok? Assim que ele acabar de desabafar você, agradece e se despede.
"- Agradecemos a sua avaliação e faremos o possível para melhorar nesse aspecto para que isso não se repita, obrigado"
Agora, caso ele tenha elogios a fazer é muito simples, apenas sente e comece a receber os elogios ok? Assim que ele terminar de elogiar você vai dizer o seguinte:
"- Muito obrigado pelo feedback, estamos felizes em ter atendido as suas expectativas, quando você tiver um tempinho disponível, avalie nosso restaurante lá no aplicativo do iFood, por favor! Isso vai nos ajudar muito, obrigado e aguardamos o próximo pedido!"
Isso meus amigos e amigas, vai diminuir em 90% suas notas baixas no iFood, pois as pessoas que eventualmente dariam notas baixas la no aplicativo ja te deram uma nota baixa e te avaliaram pelo whatsapp e pra elas isso ja basta.
E como você não é nada bobo (sei disso pois está lendo até aqui) as pessoas que te elogiaram no whatsapp você pede pra elas avaliarem o restaurante no aplicativo, e elas sempre vão é certeza!
Eai, bora aumentar essa nota no iFood?
Se você gostou desse artigo comente aqui em baixo, isso vai nos ajudar demais, e se tiver uma critica, me chama la no WhatsApp, 'sacomené!" HA-HA-HA
Brincadeira, pode criticar tambem, isso nos ajuda a melhorar! UM BEIJO!!
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